Em busca da Faixa Azul...Graduando para a Vida

Prêmio Professores do Brasil 2017

Categoria: Ensino Médio

Reconhecido como um dos 03 (três) Trabalhos Destaques do D.F.

Autor: Maurício Matos Maia

Escola: CIEF – Centro Integrado de Educação Física

Público: Estudantes do CEMEB – Centro de Ensino Médio Elefante Branco

            Judô, caminho suave, prática corporal idealizada por Jigoro Kano cujos objetivos transcendem as questões técnicas. Kano era professor, reconhecido como Pai da Educação Física japonesa, e por isso é uma grande responsabilidade assumir esta modalidade em minha escola. Requer pesqui...

Boa noite a todos, é uma imensa alegria estarmos juntos hoje no cerimonial de graduação da Liga de Judô do DF e Entorno. A Liga de Judô existe por causa de cada um de vocês. A Liga de Judô nasceu para servir e não para ser servida. A Liga é feita para aquele que compreende que o judô é muito mais que uma mera atividade física; que é muito mais que um mero desporto competitivo. O judô é um modo de vida, e por ser um modo de vida é chamado de caminho. E este caminho só pode ser trilhado por alguém com uma mente altamente flexível, e ser flexível é ter uma mente livre. Mas nós muitas vezes esquec...

28/08/2019

No dia 24 de agosto de 2019 a Liga de Judô do DF realizou uma competição no Ginásio do CAVE em comemoração aos seus 15 anos de atividade. Na ocasião foi realizado um festival de judô com premiação para todas as crianças de até 10 anos de idade e competição para as demais categorias.

O evento homenageou os professores fundadores da LJDFE: Sensei Takashi Haguihara - 9ºDan; Sensei Nafez Abud Cury - 8ºDan; Sensei Emeri Pacheco 7ºDan; Sensei Paulo Dubois 6ºDan. Também foram homenageados o Secretário de Esportes do DF, Sr. Leandro Cruz e o embaixador do Japão, Sr. Akira Yamada.

O Primei...

02/05/2016

O judogui (uniforme de Judô), anteriormente, também denominado keikogui (uniforme de treinamento), é produto de longa experiência, tendo em vista os fatores de higiene, proteção, aparência e durabilidade. Através dos tempos, o keikogui (uniforme de treinamento) sofreu várias modificações. As suas medidas só foram padronizadas oficialmente, no final da primeira década de 1900.

 

As primeiras Regras de Judô Kodokan, aprovadas em 1951, quando da fundação da Federação Internacional de Judô,1 determinavam que o judogui (uniforme de Judô) satisfizesse as seguintes condições:

a) O paletó será suficiente...

08/05/2015

 

É a utilização global, racional e utilitária da energia do corpo e do espírito. Jigoro Kano afirmava que este princípio deveria ser aplicado no aprimoramento do corpo. Servir para torná-lo forte, saudável e útil. Podendo ainda ser aplicado para melhorar a nutrição, o vestuário, a habitação, a vida em sociedade, a atividade nos negócios na maneira de viver em geral. Estando convencido que o estudo desse princípio, em toda a sua grandeza e generalidade, era muito mais importante e vital do que a simples prática de uma luta. Realmente, a verdadeira inteligência deste princípio não nos permite ap...

02/05/2014

 

 

Diz respeito à importância da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal. Achava ainda que a ideia do progresso pessoal devia ligar-se a ajuda ao próximo, pois acreditava que a eficiência e o auxílio aos outros criariam não só um atleta melhor como um ser humano mais completo.

 

De acordo com Sensei Jigoro Kano o princípio da máxima eficiência – se aplicado na arte de ataque e defesa ou usado para refinar e aperfeiçoar a vida diária- requer que haja, acima de tudo, ordem e harmonia entre as pessoas. E isso só pode ser obtido por meio do auxílio e da compreensão rec...

01/05/2014

As técnicas do Judô pertencem a uma das três categorias existentes e cada categoria é composta por subdivisões:

 

Nage–waza: Técnicas de Projeção;

Katame-waza: Técnicas de Agarramento;

Atemi–waza: Técnicas de ataques contundentes.

 

O Nage–waza compreende as Tachi-waza (técnicas em pé) e as Sutemi-waza (técnicas de sacrifício). As técnicas de Tachi-waza são classificadas como Te-waza (técnicas de mão), Koshi-waza (técnicas de quadril) e Ashi-waza (técnicas de pé e perna).

 

Katame–Waza se divide em Osae-komi-waza (técnicas de aprisionamento), Shime-waza (técnicas de estrangulamento) e...

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por Tags
Please reload

Siga-nos
  • Instagram
  • Facebook Basic Square

LIGA DE JUDÔ DO DF E ENTORNO - LJDFE

 E-mail: ljdfe.registro@gmail.com

© 2011 by AXIOS ENGENHARIA

  • Facebook Round
  • Twitter Round
  • Google Round
  • Flickr Round
  • YouTube Round